sexta-feira, 6 de março de 2009

Buscando felicidade (mas que felicidade?)


Imagino que pelo título pareça um papo meio repetitivo ou banalzinho, mas não é que isso passa pela nossa cabeça pelo menos uma vez ao dia?! Imagino, não posso provar isso.

A felicidade é individual, a minha não pode ser a mesma que a sua e vice-versa, porque temos histórias e maneiras de sentir tão diversas. Por isso, cada um de nós bola estratégias das mais diferentes para atingi-la, porque parece uma das poucas coisas certas a se fazer na vida ou ela ficaria insuportável. Não há fórmulas, nem segredos que funcionem igualmente para todos.

Parece que esse estado de espírito se manifestas em ondas, nem sempre regulares, que permitem que ela não perca seu valor. Impossível ser sempre feliz ou infeliz, na verdade, impossível ser sempre a mesma coisa. Mas o que quero dizer é que em muitos momentos coisas tão sutis podem ser totalmente esvaziadas de sentido, e ora, no momento seguinte estar repletas de valores e significados mais que suficientes para se acordar de manhã, olhar pela janela, e pensar que dá para encarar mais um dia bem.

E se talvez o sentido da vida fosse buscar um saldo de felicidades maior do que de infelicidades?

Chego ao final apenas com a leve impressão de que sortudos são aqueles que tiram das coisas mais sutis o sentido mais profundo e sublime da vida. Aqueles que tem leveza e clareza de espírito para olhar as coisas sem véus, mas sem covardia de olhá-las. Existem pessoas assim? Talvez...

Van Damme

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. "cada um de nós bola estratégias das mais diferentes para atingi-la [a felicidade], porque parece uma das poucas coisas certas a se fazer na vida ou ela ficaria insuportável."

    Isso pode ser considerado "uma das poucas coisas certas" desde que estas estratégias não visem prejudicar outras pessoas causando intrigas, constrangimentos, humilhações e ferindo seus valores, pois muitas pessoas dependem da infelicidade alheia para sua própria felicidade, e isso é muito, muito triste.

    (Stalone)

    ResponderExcluir
  3. a felicidade também está nas pequenas coisas da vida...

    um encontro com os amigos...
    um beijo da pessoa que gosta...
    a hora a mais de sono na terça...
    encontrar um banheiro qdo está apertado...
    o sorvete no dia de calor...

    assim como a infelicidade também aparece no dia-a-dia...

    a questão é vc perceber a felicidade nessas pequenas coisas durante o seu dia... com certeza verá q é feliz...

    agora, pode dizer que tudo o q falei é besteira... é por isso q está infeliz agora...

    ResponderExcluir
  4. quem quer ser infeliz procura motivos pra chorar. não adianta! nunca esta contente, nunca ri, so sabe se lamentar e ate gosta de causar pena nos outros.

    ResponderExcluir

Se vc for um fortão, ao invés de comentar como anônimo e embaixo colocar seu nome, comente como "os fortões" e embaixo coloque seu nome.