Lendo o blog da ocupação, resolvi fazer um resumo sobre o que está rolando com os decretos do Serra (que aliás, estão na íntegra em um dos comentários da postagem anterior). Vamos lá:
Em seu primeiro dia de mandato, Serra desmembrou a Educação em diferentes pastas: Secretaria de Ensino Superior, à qual ficaram vinculadas as universidades públicas (USP, Unesp e Unicamp), Secretária de Educação, que cuida da educação básica e Secretária do desenvolvimento, que cuida do Centro Paula Souza (CEETEPS), que engloba os ensino técnico estadual e as Fatecs (que também oferecem ensino superior!). Ou seja: acabou com a interação dos diversos níveis da educação, que é tão necessária. Serra também reformulou o Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas), incluindo o Secretário de Ensino Superior, Sr. José Aristodemo Pinnoti, que teria mais facilidade em aprovar as medidas que o Serra bem entendesse. Posteriormente, Serra recuou dessa medida, devolvendo a presidência aos reitores, mas manteve a inclusão do Secretário, como membro, ficando o conselho com 3 reitores e 3 representantes do governo. No dia seguinte, Serra suspende por tempo indeterminado a contratação de funcionários públicos, sendo que todas as universidaddes públicas sentem carência de professores, e tal suspenção estimula a terceirização. Além disso, adotou medidas como: retenção de 15% das verbas destinadas as Universidades e recusa em repassar as Universidades sobras do orçamento de 2006 que ainda não tinham sido recebidas, e, além de tudo isso, as universidades passariam a depender da autorização do governador para utilizar suas verbas. Pode-se creditar a Serra, ainda, o veto de seu antecessor, Cláudio Lembo, ao aumento dos recursos destinados a Educação Pública no estado de São Paulo. Perguntado sobre o veto, o ex-governador afirmou que, ao vetar, agiu a pedidos de Serra.
E depois disso tudo, ainda há projeções de medidas que tornam inconstitucional as "manifestações que atrapalhem as aulas dentro das universidades". É foda, né?!
o q vcs pensam sobre isso???
ASS: NORRIS, CHUCK NORRIS