segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Tempo

Um tema q sempre toma conta de nossos pensamentos trazendo angústias e esperanças, arrependimentos e nostalgia, lágrimas e suspiros, e acima de tudo infinitas dúvidas, é o tempo.

Não o tempo clima, apesar deste poder influenciar o comportamento humano -tendemos a ficar mais preguiçosos no inverno e ativos no verão, mal-humorados em dias de chuva e radiantes sob os raios solares- o tempo a que me refiro é aquele outro que se conta no relógio, composto por passado, presente e futuro, não importando muito se chove ou faz sol, pois o tempo abordado aqui tem dentro de si o clima atmosférico apenas como mais um detalhe, de tão grande que é.

Mas delimitarei mais ainda o meu tempo, pois não me interessam a era glassial, o período jurássico ou a "era das revoluções", como diria Hobsbawn, e sim, o período em que vivi, vivo e viverei. Apenas isso. Desde a infância mais remota, de onde só me restam fotos e histórias contadas por meus familiares (já que eu mesmo era tão pequeno q não me lembro) até projeções para o futuro, se este vier.

Lembro-me de quando estava na quinta série e um menino* veio a mim, por intermédio de um amigo, para me conhecer. Fiquei tão envergonhado que não consegui simplesmente dizer, "oi, meu nome é Van Damme, prazer", apenas senti o rosto esquentar, estendi a mão com um saquinho de balas que eu estava comendo e perguntei: "quer bala?". O coitado do menino ficou tão decepcionado q virou as costas e foi embora. Nesse dia, quando cheguei em casa estava mal pq ficaram me zoando por causa da bala.. o que uma criança de 11 anos menos suporta é que os outros pensem q ela é criança, e eu, por timidez, dei uma de criança, por não ir conhecer o carinha q acho q antes disso ateh tinha algum interesse em mim, então pensei: "ahh seria tao bom se cada um tivesse uma cota de 5 vezes q pudesse voltar no passado pra desfazer uma burrice..." mas ai pensei também: "xii.. mas não sei o q vem pela frente... e se acontecer um acidente e meus pais morrerem e eu quiser voltar no passado para evitar o tal acidente, mas ai minha cota ja tiver sido gasta, toda com coisas pequenas e inúteis assim?", então fiquei aliviado por não ter usado a cota, mas q diferença faria, se era imaginária mesmo?

Hoje ainda há ocasioes em q desejo fortemente voltar no passado pra consertar qqr mico, erro, burrice, mancada, esquecimento, etc.... só acho engraçado como criança é maluca (ou eu criança, mais especificamente). Já que era pra imaginar, pq não pensar em cota infinita ao invés de apenas 5? se bem q ficar voltando no passado o tempo todo deve ser moh cansativo...
Nossa, acabei de me lembar de um filme em q acontece exatamente isso: efeito borboleta!

Pensem vocês, quantas vezes já desejaram voltar ao passado. Seja pra consertar algo q deu errado, seja apenas para reviver um momento delicioso de sua vida...

Ah, sim.. não posso deixar de falar no futuro, q eh dono de nossas mais angustiantes duvidas... sempre com a pergunta "será?" ..que tal coisa dará certo? ..que ela vai me decepcionar? ..que vou conseguir o emprego? ...que viverei até os 100 anos? ..que morrerei em um acidente? e por ai vai...

Esse post ja tá muito enrolado... pra vc q nao aguenta + ler tanta abobrinha, resumo q só escrevi td isso pq sei q o passado e o futuro só estão conectados pelo presente, e é apenas ele, o presente, que está em nossas mãos hoje. Infelizmente (ou felizmente) não há como mudar o passado. Como diz o sábio: "o que passou, passou", e o futuro não nos pertence... podemos projetá-lo, ter expectativas, planos, mas nada garante que tudo aconteça como pensamos ou desejamos, e isso quase nunca acontece mesmo!

Fico preocupado em gastar tempo demais lembrando o passado e imaginando o futuro, e deixar o presente escapulir...

Ass: Van Damme

* não sou gay! a hist do carinha foi um caso isolado!

4 comentários:

  1. eu ando me preocupando muito com o tempo... Acho q não tô aproveitando a vida como deveria, e acho q vou me arrepender muito disso... Já me imagino bem velhinha pensando em como a minha vida de jovenzinha foi uma droga pq não me diverti o suficiente...

    Mas talvez isso não aconteça, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Eu também ando bem preocupada com o tempo. Penso tanto no futuro que mato meu presente e não consigo aproveitá-lo. Mas deixar de pensar parece tão difícil, às vezes.

    Luana

    ResponderExcluir
  3. O problema não é o presente, ou o passado, ou o futuro... o problema é o pós-morte... o que há depois?
    Isso que me dá medo... e se a gente nunca mais reencontrar quem a gente pensou que encontraria? E se não existir uma nova vida??
    Estando vivo, pelo menos sinto saudades do passado, sei que há u m futuro pela frente e que o presente não é tão ruim quanto se pensa.

    ResponderExcluir
  4. lah vem ele com essa história de pós morte novamente... hAUAHUAHAU

    ResponderExcluir

Se vc for um fortão, ao invés de comentar como anônimo e embaixo colocar seu nome, comente como "os fortões" e embaixo coloque seu nome.