quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Dúvida


Estava pensando: Será que o mundo inteiro realmente acredita que Obama fará todos esses milagres de salvação da humanidade? Acho que as pessoas esquecem que ele não fará nada sozinho...


Talvez isso aconteça porque adoramos heróis. Afinal, na existência deles podemos ser displicentes e maus, afinal, sempre haverá alguém para salvar o mundo...

6 comentários:

  1. para variar, esqueci de assinar
    NORRIS

    ResponderExcluir
  2. Eu acho poético os EUA terem um presidente negro finalmente (para esfregar no nariz daqueles sulistas preconceituosos que se julgam melhores pq são branquelos)! Mas também acho que é utópico demais pensar que o cara é a Grande Salvação... não sabemos até que ponto suas intenções são verdadeiramente boas, mas, mesmo que sejam, ele não governa sozinho.

    ResponderExcluir
  3. É cômoda a existência de heróis, vivemos na era das conveniências, comodidades e do "delivery"(só nos mexemos para fazer o pedido e esperar a entrega ser feita, essa droga de vício que todos estamos adquirindo), não é?!

    Stallone

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Atendendo ao pedido da Carol to postando XD

    E só pra falar alguma coisa legal antes de vcs me odiarem (huahauhua) achei bem interessante esse tópico de vcs, quem sabe o mundo não tah tão perdido assim... XD hehehe

    De qq jeito, eu acho q nem ele entende realmente o peso q o mundo põe nas costas dele. A CNN estava fazendo uma reportagem em uns países da África no dia que ele assumiu e as pessoas lá estavam eufóricas, entusiasmadas com o novo presidente negro dos Estados Unidos. Mew, ele é o presidente DOS ESTADOS UNIDOS, por mais que os discursos dele envolvam o mundo, antes de mais nada ele tem que arrumar o país dele. E não é porque ele é negro que, de repente, ele vai virar a atenção pras nações afro-descendentes e falar "bem aventurados os afro-descentdentes, pois eu salvarei suas nações!" (para os católicos, desculpem pela brincadeira). O impressionante é que as pessoas realmente acreditam nisso... nessa divina salvação. Eu acho que não é nem a questão do herói, mas sim o fato como a mídia mundial acabou montando a imagem dele. Prestem atenção, foram 8 anos de Bush, sendo o primeiro "duvidoso", ninguém queria mais ele lá. Ai você tem uma eleição que vai, necessariamente, mudar o governante e, independentemente do partido, as decisões iam mudar, porque eu acredito que nem o kra do mesmo partido que era o Bush pretendia continuar com as loucuras dele. Ai você faz a competição ser entre um branco, porém do mesmo partido do Bush e um negro, mas do partido oposto. Decisão difícil... o partido do Bush não tira os "nossos meninos" da guerra no iraque, coisa que já foi amplamente discutida e ninguém fez nada... Mas do outro lado é um negro... Só que é o outro partido neh?... E se essa for a resposta?... E se o mundo inteiro pensar isso?...E foi meio o que aconteceu, só acho que ninguém estava contando com essa crise toda ai e tem gente que nem faz idéia do que essa crise representa.

    Ai continuam achando que o Sr. Todo Poderoso Obama vai, com sua mão esquerda, tirar o mundo da crise financeira e, com sua mão direita, salvar as minorias, os afro-descendentes, os necessitados, bla bla bla... pelo simples motivo de ele ter quebrado um dos maiores tabus dos EUA, sendo o primeiro presidente negro da história deles. Não nego que seja um fato importante e grandioso, mas, no fim, ele é de carne e osso como qq um de nós. As decisões que ele vai ter que enfrentar sào as mesmas que o McKain teria que enfrentar... Ele é só um cara q tah governando os EUA pelos próximos 4 anos... Não rola milagre ai... se ele tiver sorte, em 1 ou 2 anos a crise tah resolvida ai ele pode se dedicar a outras coisas, senão o mandato dele vai ser administrar esses problemas financeiros...

    Só pra finalisar (até q enfim XD) eu acho que isso é só uma euforia de momento. Quando der tempo de as medidas tomadas por ele fazerem efeito, o mundo terá uma real idéia de quem é ele e qual é a disposição dele em relação ao mundo. Até lá, todos vão continuar acreditando, não que ele é um herói, mas que ele carrega a, tão apagada, luz da esperança com ele.

    É isso gente.

    Desculpem o texto gigante, mas eu me empolguei aqui. XD

    Bijos e abraços,

    Fernando/XuXu

    ResponderExcluir
  6. Fernando, ninguém vai te odiar pelo seu comentário. Ele é coerente. Mas toda essa agitação em torno do assunto remete a diversas sensações que pendem entre esperança, descrença e alguma tentativa de ver a situação de forma menos alegórica. Concordo que o fato dele ser negro não represente o início do fim de todos os problemas afins, mas alguma coisa isso diz: não que ele será o salvador, mas que chegamos num ponto histórico (não exatamente esta data pontual)diverso de um passado em que o negro não era nada. Hoje em dia estamos habituados com todo o debate de questões raciais, pois nascemos neste contexto. Mas imaginar isso a dois, três séculos atrás? Claro, me foquei em um aspecto da situação. Ainda há a econômia, as políticas interna e externa dos EUA, mas quem sabe um pouco de esperança não ajuda uma meia dúzia a, pelo menos, parar para pensar um pouco. Seja como pró, contra ou analista imparcial. Sempre se tiram boas idéias de um debate acalourado.

    Stallone

    ResponderExcluir

Se vc for um fortão, ao invés de comentar como anônimo e embaixo colocar seu nome, comente como "os fortões" e embaixo coloque seu nome.