sábado, 15 de setembro de 2007

Ainda sobre o mesmo

Seguindo a mesma linha da ju, de escrever como eu mesma, sem heterônimos e tb da linha da tv.

Bom, eu gostaria de jogar duas situações relativas à relação das pessoas com o mundo, à realidade e à tv..........

[Se estiver sem paicência de ler td, pule até o penúltimo paragrafo....]

A primeira é que, como todos devem saber, moro com minha avó. No inicio, até tinha mais paciencia e tal. O fato é que ela assiste o jornal nacional , o sp tv, jornal hoje, e até o datena lah [como eu odeio aquele cara!! Odeio ele, a voz dele e o falso sensacionalismo ridiculo!!!], e mesmo assim acontece um fenômeno no minimo curioso: ela assiste a tv, mas parece q pra algumas coisas [ou qse td] ela ve, ela naum entende metade! como se ela filtrasse o q interessa... e não é algo mais complexo como entender q o executivo naum pode interferir no judiciario, ou msm entender q existem 3 poderes.... Nãaaao! eh do tipo: "Hj, aqui em Florianópolis será realizado o jogo, tal versus tal e o termômetro já marca 5º". E ai ela me vira e pergunta:"O q? tá 5 º? mas naum parece estar tão frio...." Sendo q na parte inferior da tela ainda aparece escrito "Florianópolis"..... Esse eh um exemplo [real, mas exemplo].... Fico me perguntando o pq... se é ela q filtra msm soh o q ela qr, se ela realmente naum entende, se naum acompanha, sei lah, mas o pior eh q isso acontece com qse tds as noticias.... ela pega só algumas coisas. Me pergunto: e se eu ou alg naum estivesse lá pra ficar explicando pra ela, ou qd naum tinha ning lá mesmo pra explicar, como será que ela via/ve as coisas?? Ok, as notícias globais são completamente manipuladas [o datena entaum! se tiver alguém ali agonizando pra morte, melhor ainda, pq dá mais ibope!! filma msm!], mas se nem essas são captadas, que mundo será que ela imagina? q mundo ela v? Qual a realidade de verdade? Como ela é? sera q os alienados não somos nós, que supostamente sabemos o q se passa e conseguimos interpretar o que nos é apresentado? Sei lá....

O segundo fato, foi hj d manhã, no ônibus.......... De manhã, busão lotado [óbvio]...... Ouço uma mulher comentando sobre seu patrão..... enfim, ela falava mal dele.... até ai, normal..... e dizia ah pq ele eh judeu, ele eh judeu e bla bla bla...... mas o que matou msm foi no fim, quando ela estava prestes a descer..... "ahhh eh pq ele eh judeu, ele eh judeu, judeu de judas!!" e desceu...... Bom, tds sabem, judas e o cara do mal pros cristãos.... ele traiu cristo e tal....... Enfim, fikei um tempão pensando nisso [as vezes qd se pira em algo eh dificil voltar].... algumas pessoas no ônibus fizeram uma cara tipo *virando os olhos*.... msm dp q ela desceu.... qm ouviu ou fazia cara d paisagem ou fazia uma cara de *tô bege!*, incrédulos msm...... comecei a pensar sobre isso..... primeiro aquelas perguntas básicas.... tipo, pq esse preconceito?? pq? td judeu eh, entaum, taum do mal qt o padrão dela?? pq o diferente assusta tanto?? O qto será que ela sabe sobre esa religião pra poder afirmar algo asim?? Ql será a religião dela?? será que ela sabe q o cristianismo surgiu do judaismo?? enfim, questões mais filosoficas, e dp passei pra suposições..... tipo: qm será que falou isso pra ela?? será q ela ouviu isso ou chegou a essa conlusão do nd? se foi alg q contou, será q ela ouviu d alg?? qtas pessoas devem pensar assim?? e a mulher q tava com ela, ouvindo, será q ela oncorda ccom isso?? será q ela ouviu isso na igreja? será que tem alguma igreja que fala algo assim?? [ja ouvi cd coisa q igreja fala... dá ateh vergonha....] e se foi uma igreja, qtas pessoas estão levando isso a sério??? sera q ela falou isso do nd, como uma comparação besta com sons similares??? mto mal gosto.... Até onde vai o poder das nossas palavras??? qual a força que elas tem?? E assim vai...... bom, foi dai em diante ateh eu chegar [atrasada] na aula.....

O que quero dizer afinal é, até onde a gente vive numa pira, achando, tendo certeza d algo e ai, quem sabe, isso não eh, ou as vezes naum está nem proximo do que é a realidade...... a realidade depende d qm v.... até onde será que vai a nossa imaginação, a influência de terceiros e o mundo, a sociedade em que a gente vive, interferem no que está a nossa volta.... interferem na nossa visão sobre td.... qto nos cegam?? quanto nos fazem reduzir impotâncias gds? qto nos fazem exagerar sobre coisas pequenas??? me lembro do filme "Janela da Alma"...............

[desabafo confuso, confesso... mas necessário..... pra mim, ao menos]

Ass: Beatriz Pollachi

3 comentários:

  1. bia, achei seu post mtu diverido! principalmente a parte do "tah 5º? mas nem parece tao frio" e do "judeu de judas!"
    nossa, como eu me diverti!!
    me abstendo de analisar a sociedade em si, e me limitando a abordar os casos paticulares da sua voh e da empregada do judeu, te digo:
    Eh a coisa mais normal do mundo (pelo menos pra mim) filtrar as informações. qdo to concentrada em alguma coisa, desligo pras outras... qtas vezes meus irmãos e pais e tias ficam fodidos comigo pq estao falando comigo enqto to vendo tv e falam falam falam... e qdo falam td q tinham pra falar eu falo: "que?". principalmente qdo eu faço uma pergunta. nao sei o q acontece.. simplesmente nao escuto uma palavra do q dizem. acho q eh um tipo de hipnose... o poder televisivo nunca pode ser subestimado!
    e isso eh totalmente involuntario... quem me dera se eu pudesse ter a mesma concentração qdo estou estudando e tem um filho da puta q não cala a boca ao meu lado... ou um barulho incomodo de construção, sei lah...
    sua voh eh assim, soh q ela leva essa situação mais a risca.. o defcit de atençao dela esta mais evoluido.
    o fato eh q acho q qdo eu ficar velha, vou ficar igual a sua voh.. soh espero q minha neta seja tao paciente qto vc!

    agora,o caso da empregada do judeu... o fato das pessoas no onibus ficarem de alguma forma impressionados com seu falatorio eh um bom sinal. significa q nao pensam como ela! o preconceito eh um assunto mtu antigo e q nunca irah se esgotar, entao o q devemos fazer eh: da nossa parte, nao sermos preconceituosos e rir com essas besteiras criativas q os preconceituosos sao capazes de dizer, como "judeu de judas"; huhauhauah. me desculpe, eu sei q pra vc, foi uma cena revoltante, mas fique feli em saber q foi tb pra todas as outras pessoas do onibus...
    estou rindo com o trocadilho mas sei q a ignorancia eh lastimavel e eh ela que torna o mundo um lugar tao horrivel...
    essa mulher nao sabe o q diz... talvez ela realmente acredite q eh de judas q vem a palavra judeu.. pelo menos faz sentido se pensarmos soh nas palavras e ignorarmos o contexto q vem por tras de cada uma. judas, judeu...
    o q essa mulher tb nao sabe eh q falando essas barbaridades ela se torna aos olhos dos ouvintes uma pessoa tao ruim ou pior q o chefe q ela tanto critica... a melhor coisa q poderia acontecer a ela agora seria amar uma pessoa e dps descobrir q essa pessoa eh judia. Assim, ela aprenderia sua liçao.

    ass: Carol

    ResponderExcluir
  2. bom, eu sinceramente penso que talvez essa mulher nem sabe o q é judeu. Acho q alguém falou "td judeu é ganancioso", e ela, por ver um patrão judeu rico (lembrando q o problema ñ é ser judeu, mas ser patrão), achou a prova "empírica" q faltava... Quem nunca acreditou em algo q outra pessoa falou, sem provas, q atire a primeira pedra (nossa... realmente um clima biblíco!!!).

    Ass: NORRIS, CHUCK NORRIS

    PS - Podem parar de escrever c/ os nomes reais... Eu só esrevi pq td mundo sabe q eu tô lendo o citado livro, e aí descobririam minha identidade (nossa... q secreto!!!)

    ResponderExcluir
  3. daaarr
    mas chuck norris, se a postadora nao revelar seu codinome, e os outros fortoes comentarem como fortoes, por exclusao, serah possivel descobrir quem eh o fortao postador...
    entendeu ou quer q eu desenhe??

    ResponderExcluir

Se vc for um fortão, ao invés de comentar como anônimo e embaixo colocar seu nome, comente como "os fortões" e embaixo coloque seu nome.