sábado, 2 de junho de 2007

Dia de ir ao supermercado


Saindo um pouco do assunto de greve, gostaria de compartilhar um fato ocorrido hoje comigo no supermercado. Bem, estava quente para um dia frio, então fomos eu e minha mãe fazer as compras do mês. Tudo seguiu normalmente: conferir preços (aliás, o leite UHT tá caro!), ver se faltava algo na lista de compras, o que podia levar a mais, qual a melhor marca etc. Carrinho cheio e compras feitas fomos para o caixa para passar as compras. Eis que começo a observar a atendente e ela me parecia nervosa, passava as compras rápido demais com as mãos meio trêmulas. Até que ela, sem querer, acabou fechando a nota fiscal antes de terminar de passar tudo e cobrar a taxa de entrega. A moça ficou mais tensa ainda, começou a pedir mil desculpas, que ela dava um jeito, que era o primeiro dia de trabalho dela, mas que "até que ela tinha passado as compras rapidamente, não era?", ... minha mãe disse para ela não se preocupar, que estava tudo bem, e fez uma brincadeira para descontrair. Até o moço que estava pegando as nossas compras para entregar disse para ela que ela estava muito tensa e devia relaxar. Aí eu comecei a pensar em como ela devia estar se sentindo com a pressão de seu primeiro dia de trabalho, o como ela queria mostrar-se eficiente, "rápida", como ela mesma disse. E que muitas pessoas, ou todas, sentem-se assim o tempo todo, precisando mostrar que é útil, eficaz, que não falha, que agüenta a pressão... Essa pressão que nós mesmos agüentamos e executamos em outras pessoas. Com certeza, poderia ocorrer de uma pessoa qualquer não tolerar o pequeno deslize, quase insignificante, da moça do caixa, e sabemos que isso ocorre. Mas por que tem que ser assim?

Quem nunca se sentiu como a moça do caixa, não é?!

Espero não ter decepcionado (muito) vocês... Era só isso mesmo que eu tinha para contar!

Ass.: Silvester Stallone

4 comentários:

  1. como meu amigo stallone está desenvolvendo bem sua poética; já arrisca ateh um discurso indireto livre! guimaraes rosa ficaria orgulhoso!

    mudando da forma para o conteúdo, temos muito a refletir com esse texto, pois esse tipo de cobrança todos nos jah sofremos.. é uma pressão muito grande q, se nao soubermos administrar, pode causar depressão, stress, e outras doenças.
    Fez-me lembrar da minha epoca de vestibulando... a pressão q vem de todos os lados -principalmente das pessoas q mais nos estimam, como os pais- e me enlouquecia... me deixava inseguro, tenso, vulnerável... cobranças q me esmagavam, metas q eu temia nao alcançar...
    Mas apesar de sentir uma angustia soh de lembrar dessa epoca, tambem sinto um certo orgulho de mim msm por ter enfrentado com sucesso essa etapa da minha vida. E me sinto tambem muito agradecido àqueles que nao soh cobraram, mas tambem incentivaram, apoiaram e acreditaram em mim.


    Há tambem um outro tópico a ser abordado: a necessidade de auto-afirmaçao, mas vou deixar pra um outro comentário.

    ResponderExcluir
  2. esqueci de assinar: Jean Claude Van Damme

    ResponderExcluir
  3. Q lindo... Quem diria que, há alguns anos atrás, Stallone conseguiria pensar em algo tão abstrato hehe!

    Acho que o principal motivo da garota estar tensa é o fato de achar que suas necessidades/dificuldades poderiam ser sanadas devido ao trabalho. Isso até pode ser verdade, mas com certeza ela encontrará outras dificuldades, caso ela não esteja sentindo-se bem em tal ambiente. Falo isso por experiência própria, pois já trabalhei em muitos lugares, e o que eu ganhava um salário melhor era também o que eu mais odiava e que me fazia mal. Tanto que o troquei por uma função de salário menor. Mas a maioria das pessoas não está disposta a fazer essa troca, pois, afinal, ELAS PRECISAM CADA VEZ MAIS DE DINHEIRO!!! No começo, é algo para acabar com a fome que ela precisa, um pãozinho por exemplo. Depois quer algo para passar no pão, por exemplo uma manteiga. Depois quer algo para acompanhar, como uma xícara de chá... O problema é quando a mesma pessoa acha que necessita de um carro do ano, uma roupa da moda, um sapato com detalhe em diamante... Espero que a garota se dê bem no trabalho, e que, como já diziam: que ela saiba quem é o dono de quem - o dinheiro ou ela mesma.
    Mas acho que mais vergonhoso do que isso, é o fato de que as dificuldades são muitas, e as vagas são poucas, a ponto de fazer as pessoas se transformarem em máquinas (tempos modernos do Chaplin, já assistiram???) egoístas... Elas se submetem a coisas terríveis para não perderem o emprego... É triste saber que, caso ela não se submeta, perderá o emprego e terá dificuldades financeiras, pois o Estado não dá o suporte necessário...
    Quando trabalhamos em algo que nos agrada, o ato de trabalhar transforma-se em algo emancipador para o ser humano, que desenvolve suas habilidades e torna-se mais sociavel. Mas quando isso não acontece, o trabalho acaba fazendo um dos maiores males para o ser humano: TRANSFORMA-O EM ALGO QUE ELE NÃO É...

    Bom, é isso...
    Chuck Norris

    ResponderExcluir
  4. o q mais me assusta eh isso.... eh saber se o q achamos, nossas impressões são realmente condizentes com o real à nossa volta...
    Qtas vezes temos atitudes e ações desmedidas e exageradas?? qtas vezes fazemos um drama gigantesco para um problema q não passa d um detalhe?? esse exagero nos tira as percepções, sentidos reais q facilmente nos guiariam para a solução.
    pq temos tanto essa necessidade de ser/ parecer sempre perfeitos? as falhas são necessarias para nos tornar mais humanos!!!!
    as soluções aparecem qd menos esperamos....

    ass: Steven Seagal

    ResponderExcluir

Se vc for um fortão, ao invés de comentar como anônimo e embaixo colocar seu nome, comente como "os fortões" e embaixo coloque seu nome.