quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Televisão


Em uma manhã agostina osciosa estava eu assistindo ao programa matinal "Hoje em Dia" da tv record que falava sobre o dia dos pais e tinha como convidados pais com seus filhos e filhas provenientes de classes menos abastadas, ou seja, pobres.

A direção do programa deu a cada criança R$100,00 para que comprassem presentes para seus pais. Uma delas me chamou a atenção por comprar além de uma calça e uma camisa, uma cesta básica para o papis..

Em meio à tanta emoção, na entrega dos presentes, as historias de crianças que nunca tinham ido ao shopping antes e pais que desempregados ou com empregos cujos salarios são mínimos estavam recebendo presentes que eles nunca imaginaram comprar para si mesmos (pelo valor) e muito menos receber de seu filho (a).

Como nesses programas, jah sabemos, ha inumeras interrupções para o merchandising, essa emoção foi interrompida para um anuncio feito por um dos apresentadores ([ca]Britto Jr). Era o merchan de uma marca de tv que nao me recordo qual era.. o que me recordo foi a frase proferida pelo apresentador: "(...)Não dá pra ser feliz com uma tevê pequena, com imagem ruim, sem resolução e cores apagadas". Nessa hora, inevitavelmente pensei: "como será que se sentiram aqueles convidados presentes ao ouvirem isso? Já que -creio eu- devem possuir tevês como a descrita.

A partir daí comecei a ver como, por mais que tenha um ar filantrópico, todos os programas de tevê (me perdoem a ignorancia, mas disconheço excessões) só existem para lucrarem; como essa sociedade capitalista explora imagens de pessoas carentes (que não se importem -talvez- pois ganharam "presentes") e como houve total falta de tato por parte do diretor do programa por permitir que tal texto fosse falado justamente naquela situação; sem mencionar no apresentador - que é considerado o "cérebro" do grupo"* - de, sem parar para ponderar, ler um texto daqueles, carregado de preconceito de classe. Se fosse em qualquer outro dia, talvez passasse batido aos meus olhos, mas justamente no dia em que o programa está lotado de pessoas de baixa renda que não podem ter uma tevê tão bonita como a anunciada, e ainda por cima dão audiência a esse mesmo programa assinstindo-o em uma tevê pequena, com imagem ruim, sem resolução e cores apagadas. É foda!


* Britto Jr (formação de jornalista) é considerado o "cérebro " do grupo, pois este é formado pela ex-top Ana Hickman, que em um jogo do programa não sabia o que era- e nem como se pronunciava - uma "Anomatopéia?", e pelo cozinheiro bonitinho ex de Eliana, Edu Guedes, que só entende de cozinha (tadinho).
ass.: Van Damme

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Triste fim...

Venho tristemente a esse blog, pois vejo que seu declínio foi inevitável... É com coração partido que escrevo, provavelmente, minhas últimas linhas. Mas parece uma tendência atual essa dos projetos serem abandonados principalmente aqueles que demandam um esforço e um trabalho mais elaborados, coisa que nem é exigida nesse blog. Isso me deixa triste, não só neste blog, mas em vários outros projetos das vidas das pessoas eu vejo sonhos e metas sendo deixadas para traz porque deixam de ser atrativas facilmente ou por serem difíceis de serem alcançadas... não tenho mais nada a dizer, nem sei mais o que dizer, nem sei se isso está certo ou faz sentido... enfim... esse blog faz sentido? Ainda faz sentido?