segunda-feira, 2 de julho de 2007

Death from simple Overwork

Trecho extraído de "O Capital", de Karl Marx:

"Nas últimas semanas de junho de 1863, todos os jornais de Londres trouxeram um páragrafo com o título sensacional: Death from simple Overwork (morte por simples sobretrabalho). Trata-se da morte da modista Mary Anne Walkey, de 20 anos, que trabalhava numa manufatura de modas muito respeitável, fornecedora da Corte, explorada por uma dama com o agradável nome de Elise. A velha história, tantas vezes contada, foi de novo agora descoberta, de que essas moças trabalham em média 6 1/2 horas, porém, durante a temporada freqüentemente 30 horas sem interrupção, sendo reanimadas por meio de oferta de Sherry, vinho do Porto ou café, quando sua "força de trabalho" fraqueja. Estava-se então no ponto alto da temporada. Era necessário concluir, num abrir e fechar de olhos como num passe de mágica, os vestidos de luxo das nobres ladies para o baile em homenagem à récem-importada princesa do País de Gales. Mary Anne Walkey tinha trabalhado 26 1/2 horas ininterruptas, juntamente com 60 outras moças, cada 30 num quarto, cuja capacidade cúbica mal chegava para conter 1/3 do ar necessário, enquanto à noite partilhavam, duas a duas, uma cama num dos buracos sufocantes em que se subdivide um quarto de dormir, por meio de paredes de tábuas. E essa era uma das melhores casas de moda de Londres. Mary Anne Walkey adoeceu na sexta-feira e morreu no domingo, sem haver, para a surpresa de Dona Elise, terminado antes a última peça. O médico, Sr. Keys, chamado muito tarde ao leito de morte, testemunhou perante o Coroner's Jury em secas palavras:

'Mary Anne Walkey morreu, por excesso de horas de trabalho numa oficina superlotada e por dormir num cubículo superestreito e mal ventilado.'

Para dar ao médico uma lição de boas maneiras, declarou o Coroner's Jury:

'A vítima morrera de apoplexia, havendo porém razão para temer que sua morte tenha sido apressada por sobretrabalho numa oficina superlotada etc.' "

Ass.: Sylvester Stallone